Tamanho da fonte: A- A+

Acompanhe as novidades da FACTHUS


23 agosto, 2019 - Notícias, Alunos

Revistas da FACTHUS são indexadas em bases de dados Internacionais

As revistas científicas FACTHUS Jurídica, Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde, Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente – JETMA e a Revista Facthus de Administração e Gestão foram indexadas nos últimos meses em várias bases dados Nacionais e Internacionais.

O coordenador do Departamento de Pesquisa e Extensão da FACTHUS, Professor Doutor Douglas Reis Abdalla, explicou a atenção que tem sido dada para o destaque mundial dos periódicos produzidos na Instituição. “É muito importante que as produções científicas das IES’s sejam divulgadas, pois são tantas descobertas, novos conhecimentos, novas esperanças, que assim sendo, não podem ficar restritas ao local de origem, desta forma os periódicos científicos são a forma mais rápida e qualificada para filtrar e divulgar estas novas informações”.

Ele ressalta ainda que, “Na Facthus, há cerca de 5 anos estamos editorando revistas científicas nas áreas do direito, administração, engenharias e saúde, com o objetivo de contribuir com a divulgação científica em nosso país e agora em nível internacional”.

Para ele uma das vantagens proporcionadas pela indexação nessas relevantes bases é a visibilidade. “Os periódicos indexados em bases de dados internacionais fazem com que os estudos desenvolvidos na Instituição tenham acessos em outros países, trazendo maior visibilidade para nossas pesquisas, possibilitando que pesquisadores de diversos locais do mundo possam ler nossos artigos e assim permitir uma troca de informações e por que não estabelecer contatos e intercambiar conhecimento e desenvolvimento de projetos. Algo que vem sendo praticado com as novas políticas de internacionalização da FACTHUS”, informa o coordenador.

Ele lembra, também, que além de permitir que as publicações da FACTHUS façam parte deste diálogo internacional, gera estímulo para os pesquisadores. “Quando um periódico apresenta indexações nas melhores bases de dados, é visto com bons olhos por parte dos pesquisadores, uma vez que possibilitará que mais pesquisadores possam ter contato com seu material”.

Para ele, esta visibilidade motiva cada vez mais a produção de trabalhos de alto padrão e qualidade. “Nos periódicos editorados pela Facthus não é diferente, estamos a cada edição buscando melhorar para estar presente nas melhores bases de dados nacionais e internacionais, e estamos conseguindo, visto que nossos periódicos já estão inseridos em ótimas bases”.

Douglas Abdalla finaliza, dizendo que “A cada indexação vem a confirmação de que estamos caminhando no sentido certo e que com o empenho e dedicação dos nossos pesquisadores, alunos de iniciação científica e colaboradores em pesquisa, podemos atingir níveis ainda maiores”.

As revistas científicas Facthus Jurídica, do curso de Direito da FACTHUS; Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente – JETMA, dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação; Revista Facthus de Administração e Gestão e o Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde foram indexadas na base internacional Academic Resource Index - Research Bib (http://journalseeker.researchbib.com/).

O Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente – JETMA, além da nova indexação já está presente na base Sumários (www.sumarios.org); A Revista Facthus de Administração e Gestão está presente na lista preliminar da base de dados Plataforma Sucupira - CAPES (www.sucupira.capes.gov.br).

O Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde também é indexado às bases Webqualis - CAPES (http://qualis.capes.gov.br/webqualis); Index Copernicus (https://journals.indexcopernicus.com/search/details?id=52484); Latindex (http://www.latindex.unam.mx); Scientific Journal Impact Factor SJIFACTOR: (http://www.sjifactor.com); Cite Factor (http://www.citefactor.org/journal/index/17322#.W7ZBTmhKjIU); International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) (http://www.icmje.org/journals-following-the-icmje-recommendations/#J); Directory of Research Journals Indexing (http://olddrji.lbp.world/JournalProfile.aspx?jid=2446-9661); Sumários (www.sumarios.org).